Como emagrecer 5 quilos em uma semana

Se é a primeira vez que lês um artigo de Uma Dieta, vou-te dizer algo que costumo dizer: não existem formulas mágicas nas dietas. As dietas são mais precisas do que podes imaginar, pelo que perder 5 quilos em uma semana é possível. Mas, será recomendado? Depende realmente de pessoa para pessoa, pelo que neste artigo vou-te dizer como emagrecer 5 quilos em uma semana de uma forma saudável.

Existem muitos sites e blogues que dão ideias erradas sobre como emagrecer 5 quilos em uma semana. O primeiro que deves saber é que nem todas as pessoas podem fazer isto. Alias, apenas uma pessoa obesa poderia fazê-lo, e mesmo assim, é preciso um acompanhamento médico direto e constante. Se fores uma pessoa com um peso razoável, não esperes perder tanto peso pelos meios convencionais.

Como emagrecer 5 quilos em uma semana

Como disse anteriormente, todos somos diferentes, e dependendo do teu tipo de corpo, metabolismo e atividade física, deverás criar uma dieta ou outra para emagrecer 5 quilos em uma semana. O primeiro passo, e o mais importante, é saber quantas calorias gastas num dia normal. Para saber como fazer isto, aconselho-te a ler o post sobre Como montar uma dieta.

Mas de uma forma resumida é isto o que deves fazer:

TAXA METABÓLICA BASAL (BMR)

+

TOTAL DE ENERGIA (TEE)

=

CALORIAS QUE GASTAS NUM DIA

Como calcular a BMR:

  • Homens: BMR = [10 x peso (em Kg)] +[ 6,25 x altura (em centímetros)] – [5 x idade (em anos)] + 5
  • Mulheres: BMR = [10 x peso (em quilogramas)] + [6,25 x altura (em centímetros)] – [5 x idade (em anos)] – 161

Agora que já tens uma estimativa das calorias que o teu corpo queima por si só, tens de adicionar o número de calorias adicionais dependendo das tuas atividades. Como calcular o TTE:

  • Sedentário (pouco ou nenhum exercício) = BMR x 1,2
  • Ligeiramente ativo (exercício leve / desporto 1-3 dias) = BMR x 1.375
  • Moderadamente ativo (exercício moderado / desporto 3-5 dias) = BMR x 1,55
  • Muito ativo (exercício físico / desporto 6-7 dias) = BMR x 1.725
  • Extra ativo (exercício físico todos os dias, e algumas vezes mais de 1x por dia) = BMR x 1,9

Agora que já sabes quantas calorias gasta o teu corpo num dia normal, chegou o momento de fazer algumas contas.

Deves gastar 45.000 calorias para emagrecer 5 quilos

Pensavas que ia ser fácil perder 5 quilos numa semana?  Não, e para conseguir este resultado deves fazer muito mais do que “Seguir uma dieta”. Para conseguir perder 5 quilos em uma semana é preciso comer bem, mas também fazer exercício… MUITO EXERCÍCIO.

Por exemplo, se tiveres um gasto total de 2.160 calorias por dia ou 15.120 calorias por semana, deves perder mais do dobro de calorias do que aquilo que comes. Agora já começas a entender porque é complicado perder 5 quilos em uma semana. Mas atenção não é impossível, e menos para pessoas com uns quilinhos a mais.


Quantos mais quilos tiveres, mais fácil é emagrecer.


Se tiveres um peso adequado para a tua altura, o mais aconselhado é perder 0.5/1 Kg por semana, já que desta forma não perdes massa muscular e é relativamente fácil. Perder muito mais que isto não é impossível, mas como pudeste ver pelas contas anteriores, é muito mais complicado, já que não tens tantos “depósitos de energia” (gordura).

Mas o mesmo não acontece com uma pessoa obesa. Neste caso, o número de calorias que esta pessoa pode queimar numa semana é muito maior. A razão é simples: ao ter maior peso, o BMR é mais alto. Contudo, se essa pessoa lhe der ao corpo apenas aquilo que necessita, e nada mais, o proprio metabolismo irá começar a procurar energia onde mais há: na gordura que existe no corpo.

Mas isto não significa que possam perder 5 kilos numa semana… mas MUITO MAIS! Se não acreditas, ve alguns dos vídeos do show americano “The biggest loser”, onde registam as estatísticas todas as semanas:

É certo que este programa é super exigente e radical, mas para perder muitos quilos em uma semana, é preciso recorrer a táticas radicais, tais como: treinar todos os dias da semana e manter uma dieta equilibrada. Desta forma de certeza que podes conseguir o peso que necessitas.

O que não deves fazer para emagrecer 5 quilos em uma semana

Já sabes como perder os 5 quilos numa semana. Não te vou dar uma dieta, já que a podes fazer tu mesmo seguindo este artigo. Além disso, nem vale a pena repetir que com apenas uma dieta não poderás perder esses 5 quilos (a não ser que o teu sobrepeso seja muito elevado, nesse caso sim). Contudo, algo que sim me parece importante referir são algumas coisas que não deves fazer para emagrecer 5 quilos em uma semana.

Muitas dietas dizem que deves restringir o consumo de carboidratos. Os carboidratos são utilizados para dar energia ao teu organismo. Quando o corpo não tem carboidratos para transformar em energia, utiliza a gordura armazenada em diferentes partes do teu corpo. Contudo, isto não significa que devas evitar totalmente os carboidratos, já que são fundamentais numa dieta sã.

como-engordar-comer-mais-proteina.

O que podes fazer, e deves, é reduzir o seu consumo e aumentar o consumo de proteína e fibras. Se estás interessado, podes ver esta dieta da proteína. O mesmo podemos dizer para a gordura, a qual é mal vista por muitos, mas em doses controladas até ajuda a reduzir o peso e criar músculo. Se não acreditas, é que não conheces a Dieta Cetogênica.

Outra das coisas que nunca deves fazer é deixar de comer. É absurdo! O teu metabolismo ficará mais lento, pelo que queimará menos calorias. Mas também, se estás a deixar de comer para tomar suplementos ou comidas pre-fabricadas, estás a cometer o mesmo erro. Não ficarás saciado, o teu corpo não conseguirá os mesmos nutrientes e também perderás mais dinheiro, já que costumam ser bem mais caros que a “comida real”.

Também associado a não comer, está o facto de muitas pessoas dizerem: “eu só como quando tenho muita fome”. A maioria das pessoas não consegue passar mais de 3/4 horas sem comer, mas outras sim. O importante é saber quando o teu corpo precisa de alimento, de combustível, e para isso deves aprender a ouvi-lo. Come regularmente, mas não obcecado/a pelo horário.

Além de todas estas dicas, posso dar-te algumas que te podem ajudar no teu objetivo:

  • Não organizes a tua vida de acordo com a tua dieta – em qualquer momento vais-te aborrecer ou obcecar, e como já disse, isso não é bom. Deves ser tu quem controla a tua dieta, e não ela a ti.
  • Não comas para te sentir bem ou festejar – Tiveste um mau dia e tens uma terrina de gelado em casa… Ou conseguiste um aumento no trabalho e queres ir comer a um restaurante para festejar. Muda a tua forma de festejar e de tratar o Stress… Nem sempre tem de ser comer, comer, comer.
  • Não deixes de beber agua – Não só te ajuda a manter saciado, se não que também permite o teu corpo funcionar como deve ser ao mesmo tempo que queima mais calorias.

Como emagrecer 5 quilos em uma semana – É Possível?

Sim, mas volto a repetir o que disse anteriormente: nem todas as pessoas conseguem. Quanta menos gordura tiveres no teu corpo, isto é, quanto mais próximo do teu peso ideal estiveres, mais difícil é perder grandes quantidades de gordura. Assim de simples.

O mais importante é seguir sempre com uma dieta equilibrada, sem produtos mágicos que te façam perder peso. Além disso, o exercício físico é fundamental, já que para conseguir um deficit calórico, é necessário queimar calorias, e a melhor forma é fazendo exercício.